Grupo 1

Pequeninos na escolinha

Para esses meninos e meninas entre 1 e 2 anos, ávidos por descobrir o mundo, já tem planejamento pedagógico – tudo com base no que é estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Psicomotricidade, oralidade, coordenação e socialização são os principais focos do trabalho. As professoras usam e abusam de materiais de cores e texturas diversos: massinha, lixa, tinta, algodão...

 

Também fazem parte da programação semanal aula de música, de educação física e visita à horta!

 

Apesar da agenda repleta, os hábitos dos pequenos são sempre respeitados e priorizados: alimentação no ritmo próprio, higienização constante, com trocas de fralda e banhos, e as sonecas.

 

É com experimentação, carinho, diversão e surpresas que a João e Maria mostra como vale a pena descer do colo e crescer!

 

Na João e Maria, as turmas de G1 têm, em média, 12 crianças por grupo, e, para cada grupo, há uma pedagoga e duas auxiliares.

Grupo 2

Meninos e meninas de opinião

No segundo ano de vida, o trabalho pedagógico está voltado à expressão oral. O balbucio fica no passado, e a fala desponta, para admiração e orgulho de todos.

 

Agora, eles pedem ajuda quando algo está errado e, desse modo, vão ganhando autonomia na resolução de conflitos.

 

Com poder de concentração um pouco maior, as atividades pedagógicas se intensificam. Sentar em roda e esperar a vez do amigo tornam-se realidade. Também fazem parte da rotina educação física, música e visita à horta.

Apesar dos avanços, os cuidados com esses pimpolhos – alimentação, troca de fraldas, soneca – ainda são priorizados. Nessa fase, a maioria é desfraldada, e muitos reduzem o uso de chupeta e mamadeira. Porém, tudo é feito no ritmo de cada um e em parceria com os pais.

 

É com experimentação, carinho, diversão e surpresas que a João e Maria mostra como vale a pena crescer e ganhar autonomia!

 

Na João e Maria, as turmas de G2 têm, em média, 12 crianças por grupo, e, para cada grupo, há uma pedagoga e duas auxiliares.

Grupo 3

Expressividade independe de idade

Por volta dos 3 anos (todos completam 3 até o meio do ano), esses meninos e meninas sabem quem são e o que querem!

 

A autonomia e a oralidade, já desenvolvidas no ano anterior, são aprofundadas. Eles realizam, sozinhos, apenas com supervisão, muitas ações: lavam as mãos antes das refeições, carregam a própria lancheira, tiram a agenda da mochila...

 

Os pequenos também passam a compreender o grupo a que pertencem, reconhecem os colaboradores da Escola em suas mais variadas funções e estabelecem preferências nas amizades.

 

Além disso, o mundo da fantasia vai tomando forma. Durante o faz de conta, percebe-se uma linha de raciocínio lógico mais complexa.

As crianças da João e Maria iniciam seu despertar para as letras por meio da identificação e até escrita do próprio nome. E mais: nessa fase, também é iniciado o aprendizado do inglês! São duas aulas por semana, de 30 minutos cada, ministradas por professoras especializadas.

 

E mais: do Grupo 3 ao Grupo 5, a João e Maria oferece o Programa Bilíngue, com aula de Inglês de segunda a sexta-feira, com 30 minutos de duração cada. Os pimpolhos embarcam numa aventura e aprendem o segundo idioma de forma natural e divertida, com canções, jogos e brincadeiras!

 

É com experimentação, carinho, diversão e surpresas que a João e Maria mostra como vale a pena ganhar autonomia e criar amizades!

 

Na João e Maria, as turmas de G3 têm, em média, 12 crianças por grupo, e, para cada grupo, há uma pedagoga e duas auxiliares.

Grupo 4

O mundo do faz de conta

No alto de seus 4 anos, esses garotos e garotas se mostram curiosos, questionadores e muito participativos. Adoram rodas de conversa, conseguem ficar mais tempo sentados e vão aprimorando o poder da concentração.

 

Agora, realizam atividades mais complexas. O conteúdo dos livros acompanha o desenvolvimento mental e avança no nível de dificuldade. Eles entram com mais força no universo das letras e dos números, e eventualmente recebem tarefas de casa.

 

O inglês também faz parte da programação. Os exercícios, aliás, ficam mais elaborados, e o vocabulário vai se ampliando. São duas aulas por semana, de 30 minutos cada, ministradas por professoras especializadas.

 

E mais: do Grupo 3 ao Grupo 5, a João e Maria oferece o Programa Bilíngue, com aula de Inglês de segunda a sexta-feira, com 30 minutos de duração cada. Os pimpolhos embarcam numa aventura e aprendem o segundo idioma de forma natural e divertida, com canções, jogos e brincadeiras!

 

Nessa fase, acontecem as sondagens – avaliações informais para checar o desempenho das crianças em português e matemática.

Nessa fase, acontecem as sondagens – avaliações informais para checar o desempenho das crianças em português e matemática.

 

Quanto às brincadeiras, os pequenos já compreendem tranquilamente regras de jogos simples, como dominó, memória, quebra-cabeça, e começam a bolar estratégias básicas.

 

No mundo do faz de conta, de modo geral, os meninos idolatram os super-heróis e tendem a ficar competitivos. Já as meninas amam as princesas e começam a disputar liderança.

 

É com experimentação, carinho, diversão e surpresas que a João e Maria mostra como vale a pena criar amizades e dar asas à imaginação!

 

Na João e Maria, as turmas de G4 têm, em média, 12 crianças por grupo e, para cada grupo, há uma pedagoga e duas auxiliares.

Grupo 5

Os pequenos grandes

Eles dialogam, compreendem, palpitam, discutem, argumentam e muito mais! Aos 5 anos, esses garotos e garotas vivem, com intensidade máxima, o último ano da Educação Infantil.

 

Eles começam a levantar hipóteses em relação ao mundo das letras, realizando registros de palavras por meio da escrita espontânea.

 

Nessa fase, as sondagens em português e matemática passam a ser mais frequentes.

 

O inglês avança. É o terceiro ano consecutivo de contato com o idioma – duas aulas, de 30 minutos cada, por semana.

 

E mais: do Grupo 3 ao Grupo 5, a João e Maria oferece o Programa Bilíngue, com aula de Inglês de segunda a sexta-feira, com 30 minutos de duração cada. Os pimpolhos embarcam numa aventura e aprendem o segundo idioma de forma natural e divertida, com canções, jogos e brincadeiras!

As responsabilidades aumentam, mas a ludicidade e a diversão ainda prevalecem.

 

No fim do ano, um importante ciclo se fecha, e as crianças, impecáveis em suas becas, recebem o primeiro diploma!

 

É com experimentação, carinho, diversão e surpresas que a João e Maria mostra como vale a pena crescer e ganhar autonomia.

 

Na João e Maria, as turmas de G5 têm, em média, 12 crianças por grupo e, para cada grupo, há uma pedagoga e duas auxiliares.

Escola João e Maria de Vinhedo

Av. Nossa Senhora das Graças, 410, Vinhedo, São Paulo, SP, CEP 13280-000

Para esses meninos e meninas entre 1 e 2 anos, ávidos por descobrir o mundo, já tem planejamento pedagógico – tudo com base no que é estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Psicomotricidade, oralidade, coordenação e socialização são os principais focos do trabalho. As professoras usam e abusam de materiais de cores e texturas diversos: massinha, lixa, tinta, algodão...

 

Também fazem parte da programação semanal aula de música, de educação física e visita à horta!

 

Apesar da agenda repleta, os hábitos dos pequenos são sempre respeitados e priorizados: alimentação no ritmo próprio, higienização constante, com trocas de fralda e banhos, e as sonecas.

 

É com experimentação, carinho, diversão e surpresas que a João e Maria mostra como vale a pena descer do colo e crescer!

Na João e Maria, as turmas de G1 têm, em média, 12 crianças por grupo, e, para cada grupo, há uma pedagoga e duas auxiliares.

No segundo ano de vida, o trabalho pedagógico está voltado à expressão oral. O balbucio fica no passado, e a fala desponta, para admiração e orgulho de todos.

 

Agora, eles pedem ajuda quando algo está errado e, desse modo, vão ganhando autonomia na resolução de conflitos.

 

Com poder de concentração um pouco maior, as atividades pedagógicas se intensificam. Sentar em roda e esperar a vez do amigo tornam-se realidade. Também fazem parte da rotina educação física, música e visita à horta.