Projeto Convivência

A Escola deve ser um espaço para descobertas que digam respeito não somente aos aspectos cognitivos, mas também afetivos, especialmente quanto ao autoconhecimento.

 

No Projeto Convivência, a criança se vê como parte integrante de diferentes grupos, aprendendo sobre os valores que orientam a convivência saudável.

 

Também experimenta suas potencialidades e limitações, por meio das expressões musicais, teatrais, jogos e brincadeiras, entendendo que a cooperação e o respeito mútuo são elementos fundamentais para garantir a boa qualidade das relações.

 

Quando: logo no início do primeiro semestre, com duração aproximada de um mês.

Projeto Artes

A educação em Arte amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão, a imaginação.

 

Ao participar desse projeto, a criança não só desenvolve formas artísticas (pessoais e grupais), bem como é estimulada a conhecer, admirar e valorizar produções artísticas diversas.

 

Quando: no primeiro bimestre, culminando na Festa da Família.

Projeto Ciências

A João e Maria acredita que a criança, ao se apropriar de conceitos, métodos e procedimentos da Ciência, compreende melhor o mundo que a cerca, alimenta e desenvolve sua curiosidade, contribuindo para que, gradativamente, ela assuma uma postura mais crítica diante dos fenômenos naturais e de sua relação com a natureza.

 

Quando: no terceiro bimestre, culminando na Feira de Ciências.

Projeto Literatura

A Escola entende a necessidade de criar e estimular o hábito de leitura nas crianças, desde a mais tenra idade. E também reconhece a importância desse hábito para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, da leitura de mundo e do amadurecimento das estruturas internas no desenvolvimento emocional e cognitivo.

 

Quando: no terceiro bimestre, culminando na Festa da Primavera.

Projeto Unesco

A Escola reconhece a importância da Unesco e dos temas por ela elencados: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.

 

O projeto traz para a sala de aula debates sobre assuntos atuais e de relevância internacional relacionados a tais temas.

 

Quando: no quarto bimestre, culminando na Festa de Fim de Ano.

Projeto Intercâmbio

Uma criança deve conviver com outras crianças, e não só da mesma faixa etária. Ter amigos de idades e perfis variados é essencial para o desenvolvimento da própria individualidade.

 

Essas relações ajudam a desenvolver empatia, a promover cuidado, a ser mais solidário, a construir valores.

 

Por isso, a João e Maria promove Oficinas de Intercâmbio, com o objetivo de estimular a convivência das crianças dentro da Escola, de forma multiseriada, seja em situações dirigidas ou livres.

Uma vez por mês, ao longo de todo o ano, cada turma recebe um grupo diferente. Os anfitriões preparam uma atividade pertinente, adequada e interessante para os visitantes.

 

Quando: ao longo de todo o ano letivo.

Projeto Horta

(para crianças da Educação Infantil)

A criança compreende melhor sobre o meio ambiente, em especial sobre as plantas. Cultivar diferentes vegetais é uma das estratégias para descobrir quais mudanças cada um deles apresenta ao longo do ano, de que cuidados necessita e que insetos mais atrai.

 

Além disso, a atividade coletiva e rotineira desenvolve a cooperação, desperta a curiosidade pelo meio ambiente e estimula a criança a experimentar diferentes alimentos saudáveis.

 

Quando: as atividades são realizadas pelas crianças da Educação Infantil, uma vez por semana, durante todo o ano letivo.