E que animação!
Empolgadas, engajadas e com a autoestima lá em cima – assim são as crianças do 1º Ano, estreantes no Ensino Fundamental!
Nessa fase da vida escolar, os pequenos, por volta dos 6 anos, são oficialmente introduzidos ao mundo da leitura e da escrita.
A turminha cheia de energia troca de ambiente, ganha outros professores especialistas, começa a fazer teatro, tem novo horário de parque, mas, mesmo assim, cumpre uma rotina que devolve o aconchego da Educação Infantil.
Os livros didáticos ganham mais conteúdo; porém, os projetos continuam proporcionando as vivências mais ricas, formando indivíduos com uma bagagem mais ampla, preparados para um mundo cada vez mais complexo e generalizado.
No 1º Ano, não existem provas ou notas. Assim como acontece no G4 e no G5, os pequenos são avaliados por relatórios e sondagens em Português e Matemática.
Vale destacar!
Para estimular a criança a encontrar respostas a partir dos seus próprios conhecimentos , tendo o professor como mediador do conhecimento, propondo desafios condizentes com o ritmo de cada um (Construtivismo, de Jean Piaget), o número máximo de estudantes por turma do Ensino Fundamental é 15. Especialmente no 1º e 2º Ano, as turmas costumam ser mais heterogêneas, e, portanto, a personalização do ensino, com um olhar mais individualizado para cada criança, é fundamental.
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O ponto final no processo de alfabetização
Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês. Isso sem contar Artes, Música, Teatro e Educação Física.
No alto dos seus 7 anos, esses meninos e meninas AAA – Autônomos, Argumentativos e Apaixonantes – já cursam as disciplinas da grade curricular recomendada pelo Ministério da Educação (MEC) e consolidam o processo de alfabetização.
Os projetos continuam em alta – uma marca registrada da João e Maria! Desenvolve-se a cognição, sem comprometer a curiosidade, a vivacidade, a espontaneidade.
Nessa fase, as crianças se tornam mais conscientes sobre o mundo que as cerca e ganham senso de responsabilidade – pelos seus pertences, seus deveres, seus atos. Assim, a parte de socialização, com ênfase para as regras de convivência, é muito forte.
Pela primeira vez, os pequenos têm roteiros de estudo, provas e boletins.
Na João e Maria, cada turma do Ensino Fundamental conta com, no máximo, 15 crianças.
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Um mergulho profundo
A grade curricular pode até ser igual, mas as aulas… Quanta diferença! Os assuntos introduzidos no 1º Ano e ampliados no 2º voltam com força total. Ou seja, tudo é aprofundado! O conteúdo torna-se mais elaborado, mais complexo.
No alto dos seus 8 anos, as crianças carregam boa bagagem de conhecimento e viajam com certa desenvoltura no mundo da leitura e da escrita. Nessa fase, elas também começam a dominar noções de tempo e espaço: passado, presente, futuro; cidade, estado, país.
As regras de convivência são outro ponto bastante trabalhado. Essa galerinha já se sente parte da sociedade e sabe das suas responsabilidades.
Os projetos e a hora do parque – duas marcas registradas da Escola – têm espaço garantido na programação.
Na João e Maria, cada turma do Ensino Fundamental conta com, no máximo, 15 crianças.
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Rebeldia saudável
No alto dos seus 9 anos, esses garotos e garotas sabichões não se veem mais como crianças. Sim, a rebeldia da adolescência começa a mostrar sua cara. São naturalmente inquietos – corpo e mente. Mexem, remexem, perguntam, argumentam, contra-argumentam…
Eles amadurecem e, ao mesmo tempo, vivem a primeira crise de identidade. Preocupam-se com a estética e principalmente com a opinião dos amigos. Sentir-se parte de um grupo torna-se essencial!
Nessa fase, as intervenções por parte dos professores são bastante frequentes. O diálogo, mais do que nunca, vira ferramenta de educação poderosa. Conversas, debates e até assembleias em sala são rotina da turma.
Na João e Maria, cada turma do Ensino Fundamental conta com, no máximo, 15 crianças.
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Os formandos da João e Maria
É o décimo ano de vida, segundo de pré-adolescência e o último de Ensino Fundamental I. O clima é de gratidão, despedida e ansiedade pelos novos desafios que estão por vir.
Ao longo de todo o ano, o diálogo, mais uma vez, é ferramenta de ouro. Temas como dignidade humana, convivência em grupo, conflitos e mudanças pipocam a todo momento.
Os jovens também são incentivados a expressar e trabalhar suas emoções: receios, inseguranças, frustrações…
Esses meninos e meninas tão donos de si vivem o último ano na João e Maria e preparam-se para estrear, com sucesso, no Ensino Fundamental II, em qualquer escola, independentemente do método de ensino adotado.
E por quê? Porque já terão na sua bagagem o conhecimento pedagógico necessário, além de uma postura mais questionadora, participativa e protagonista!
Na João e Maria, cada turma do Ensino Fundamental conta com, no máximo, 15 crianças.
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Após dez anos de João e Maria, eles estão prontos – pedagógica e emocionalmente, vale frisar – para outra história com final feliz!