Nossa história

Capítulo 1

Sonho real

É ano 2005. No Rio de Janeiro, Márcia Alvarenga, 25 anos, recém-formada em Biologia, começa a lecionar Ciências seguindo uma metodologia específica – o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. Amor à primeira vista.

Pouco tempo depois, numa conversa em família, a moça estudiosa de mente inquieta fala, com entusiasmo contagiante, sobre a nova experiência profissional e confessa o sonho de, um dia, abrir uma escola para crianças.

Os ouvintes são Mauro Alvarenga e sua esposa, Isabela Machado. Isabela é formada em Letras, executiva da área de Marketing de uma grande instituição financeira, e, o pai, administrador por formação e estrategista por vocação – ambos residentes na capital paulista.

O trio não poderia imaginar, mas dali alguns anos estaria à frente de uma das principais escolas voltadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I de Vinhedo, uma cidade sobre a qual eles, neste ponto da história, não conheciam sequer a localização

Capítulo 2

Anúncio certeiro

Após dois anos de busca intensa por um local adequado em São Paulo e uma coleção de tentativas frustradas, Mauro para os olhos num anúncio dos classificados do jornal de domingo: uma escola à venda na região de Campinas. No prazo de alguns dias, tudo se resolveria.

Em setembro de 2007, a família, enfim, chega a Vinhedo, visita a João e Maria – em funcionamento desde 1994 – e por ela se apaixona..

Capítulo 3

Um novo jeito de ser e fazer

Em 2007, termina o ano letivo e começa a nova gestão (a terceira desde a fundação). Após uma sequência bem planejada de reformas e melhorias, tudo muda – cenário, estrelas, enredo.

Antes voltada exclusivamente à Educação Infantil, a Escola João e Maria amplia seu raio de alcance e inaugura, em 2010, o Ensino Fundamental I e também o Programa Bilíngue.

Eram 4 salas de aula, 40 estudantes e 10 funcionários. Agora, somam-se 20 salas de aula, 182 estudantes e 58 funcionários. Se, no estado de São Paulo, há, em média, 1 profissional para 20 estudantes; na João e Maria o índice é bem distinto: 1 profissional para 4 estudantes!

Do Berçário ao 5º Ano do Ensino Fundamental, com programas diferenciados para períodos parcial (quatro horas), semi-integral (de cinco a sete horas) e integral (de 8 a 12 horas), a Escola João e Maria vem impactando positivamente vidas de famílias inteiras.

No decorrer de dez anos, os Joões, as Marias, os Bernardos, as Isabelas e tantas outras crianças crescem, desenvolvem-se e despedem-se, prontos para novas histórias com final feliz.

Deixe-nos uma mensagem