Na João e Maria, o aprendizado não fica restrito ao conteúdo programático. Longe disso! No decorrer do ano, as crianças participam de seis projetos diferenciados e, a cada atividade realizada, vão se transformando…
Artes, Ciências, Literatura, Unesco, Intercâmbio e Horta – os projetos lidam com o conhecimento de maneira integrada e transdisciplinar, partem do interesse das crianças, permitem que novas descobertas aconteçam e formam indivíduos com uma bagagem mais ampla, com um olhar múltiplo, preparados para um mundo cada vez mais complexo e generalizado.
Mais especificamente no Ensino Fundamental, eles complementam o conteúdo pedagógico, fazendo com que os temas extrapolem as páginas dos livros, tornando o aprendizado ainda mais significativo.
A educação em arte amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão, a imaginação.
Ao participar desse projeto, a criança é estimulada a (re)conhecer, observar e valorizar diversos tipos de manifestação artística, desenvolvendo, assim, o pensamento artístico e a percepção estética.
Além disso, o pequeno tem a oportunidade de produzir artisticamente (de forma individual ou coletiva), utilizando elementos das artes visuais, como ponto, linha, forma, cor, volume, espaço e textura.
Quando: no primeiro bimestre, culminando na Festa da Família.
Galeria
A João e Maria acredita que a criança, ao se apropriar de conceitos, métodos e procedimentos da Ciência, compreende melhor o mundo que a cerca, alimenta e desenvolve sua curiosidade.
E mais: esse conhecimento será determinante para que ela, gradativamente, assuma uma postura mais crítica em relação à conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Quando: no segundo bimestre, culminando na Exposição de Ciências.
Galeria
A Escola entende a necessidade de criar e estimular o hábito de leitura nas crianças, desde a mais tenra idade.
E também reconhece a importância desse hábito para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, da leitura de mundo e do amadurecimento das estruturas internas no desenvolvimento emocional e cognitivo.
Quando: no terceiro bimestre, culminando na Festa da Primavera.
Galeria
A Escola reconhece a importância da Unesco e dos temas por ela elencados: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, e Comunicação e Informação.
O projeto traz para a sala de aula debates sobre assuntos atuais e de relevância internacional relacionados a tais temas.
Quando: no quarto bimestre, culminando na Festa de Fim de Ano.
Galeria
Uma criança deve conviver com outras crianças, e não só da mesma faixa etária. Ter amigos de idades e perfis variados é essencial para o desenvolvimento da própria individualidade.
Essas relações ajudam a desenvolver empatia, a promover cuidado, a ser mais solidário, a construir valores.
Por isso, a João e Maria promove Oficinas de Intercâmbio, com o objetivo de estimular a convivência das crianças dentro da Escola, de forma multiseriada, seja em situações dirigidas ou livres.
Quando: ao longo do ano letivo.
A criança compreende melhor sobre o meio ambiente, em especial sobre as plantas. Cultivar diferentes vegetais é uma das estratégias para descobrir quais mudanças cada um deles apresenta ao longo do ano, de que cuidados necessita e que insetos mais atrai.
Além disso, a atividade coletiva e rotineira desenvolve a cooperação, desperta a curiosidade pelo meio ambiente e estimula a criança a experimentar diferentes alimentos saudáveis.
Quando: as atividades são realizadas pelas crianças da Educação Infantil, uma vez por semana, durante todo o ano letivo.